Você sabe a diferença entre probióticos, prebióticos e simbióticos?
Enquanto os probióticos são bactérias saudáveis que povoam o intestino, os prebióticos são fibras que servem de alimentos para os probióticos e que favorecem a sua sobrevivência e proliferação no intestino.
A combinação dos probióticos com os prebióticos formam os simbióticos, constituindo assim um fator multiplicativo no qual a ação é realizada com maior eficiência.
Na medida em que os simbióticos melhoram o bolo fecal, há diminuição da absorção de glicose (açúcar) e aumento da eliminação de colesterol, ajudando a evitar doenças coronarianas.
Por isso, não adianta você se preocupar apenas com o probiótico e se esquecer de como ele sobrevive e ajuda na manutenção de uma flora intestinal saudável. É preciso ter todo um equilíbrio sustentável não apenas com suplementações, que muitas vezes são desnecessárias, mas com uma melhora significativa na alimentação, tendo a inclusão de frutas e vegetais.
Já é mais do que provado que, a suplementação de probióticos sem uma real adequação alimentar não é capaz de manter um intestino saudável.
Uma das formas mais usadas para fornecer probióticos para o sistema é através do iogurte.
Uma das formas mais usadas para fornecer prebióticos para o sistema é através do Psyllium.
O Psyllium é obtido a partir da semente da planta Plantago Ovata e possui características higroscópica, (capacidade de absorver água) que por sua vez permite que se expanda e produza mucilagem (substância pegajosa produzida por quase todos os vegetais). É uma fonte de fibras que aumenta o volume das fezes e estimula o movimento intestinal.
Mas lembre-se que não é apenas sair adicionando iogurte com psyllium por aí, é preciso ter a ingestão de água adequada, além de atividade física e um sono reparador para que a saúde intestinal se restabeleça e consiga se manter saudável por anos e mais anos.
Agora que você já sabe o que são probióticos, prebióticos e simbióticos e a sua importância para a saúde intestinal, que tal melhorar a sua rotina por aí?
Por:
Nutricionista
CRN-3: 7036-8
Entre em contato: clique aqui para falar com nosso Whatsapp