Gestação e peixe cru e um assunto muito discutido na internet e dentro dos consultórios em todo o mundo.
Gestantes podem consumir comida japonesa?
O consumo de comida japonesa é um assunto que gera muita polêmica entre os profissionais da saúde e pacientes, por se tratar de uma preparação que em sua maioria será consumida cru, gera algumas preocupações quanto ao risco de adquirir uma infecção e/ou intoxicação alimentar.
O peixe cru não transmite toxoplasmose como muitas pessoas alegam, porém ele pode ser um vetor de outras doenças e por ser consumido cru, não passa por um processamento térmico que faz com que o número de microrganismo e toxinas seja reduzido.
E se o local for de confiança, posso consumir?
A gestação é um período de vulnerabilidade para a mãe e bebê, e em casos de infecção por parasitas o tratamento pode colocar em risco a saúde do feto, por isso que mesmo em lugares de confiança, deve se ter cuidado com peixe cru, pois imprevistos podem ocorrer e a escolha de consumir ou não fica sob sua responsabilidade. Caso você opte por consumir, o ideal é escolher restaurantes que você conheça a procedência e tenha um responsável técnico fazendo o controle de qualidade dos alimentos.
Preparações grelhadas ou cozidas, posso consumir?
Sim, o peixe grelhado passa por um processamento térmico que reduz as chances de contaminação por microrganismos, mas vale tomar cuidado no consumo do molho Shoyo que possui bastante sódio em seus ingredientes, para reduzir este consumo você pode diluir o Shoyo utilizando ½ limão espremido.
Por
Nutricionista
CRN-3 77572
Entre em contato: clique aqui para falar com nosso Whatsapp